Breaking News

EN SAN PABLO .. EN LA PLAZA KANTUTA ..TIENE NUEVO DIRECTORIO .. ASOC. PADRE BENTO .


Praça Kantuta oficializa nova diretoria com festa

Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 26 de março de 2012 - Atualizado em 26/03/2012 às 16h52
 

A Praça Kantuta, ponto de encontro da comunidade boliviana de São Paulo, realizou neste domingo (25) uma festa para empossar a nova diretoria da Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento, responsável pela administração da praça. Sob o sol escaldante na tarde de comemoração, Paulo Araújo foi nomeado o novo presidente da associação e recebeu a bênção do Padre Mario Geremia que fez uma prece na cerimônia.
















Paulo afirmou para o Bolívia Cultural que em seu mandato vai trabalhar pela infraestrutura da praça. “Pretendo realizar melhorias para receber o público na Kantuta com a construção de sanitários. Há uma defasagem nesse sentido”, disse. A obra, de responsabilidade de Associação, já está em andamento.  Uma reforma no pavimento da praça também está sendo realizada, porém pela subprefeitura da Mooca.

O novo presidente declarou também que as festas da comunidade em datas cívicas serão mantidas e adiantou um novo projeto que está em discussão com o Consulado da Bolívia. Paulo quer que a próxima edição da festa de Alasita seja realizada no Memorial da América Latina, local que já abriga a solenidade do Dia da Independência da Bolívia que ocorre no mês de agosto. Contudo, nada ainda foi oficializado.

Prestigiando o evento, o cônsul geral da Bolívia, Jaime Valdívia aconselhou a nova diretoria. No palco, ele disse. “Prossigam com a lei, a fé e com as tradições da Bolívia”.

Valdívia afirmou para o Bolívia Cultural que manterá seu apoio à Associação Padre Bento através do “relacionamento institucional como as polícias militar e civil e com a procuradoria de Direitos Humanos para que a Praça Kantuta se preserve com segurança”.
















Outro assunto que tomou conta da festividade foi o aniversário da Guerra do Pacífico (1879 - 1883) na qual a Bolívia perdeu seu território litorâneo para o Chile. Em 2013 completará 130 anos desde o final da disputa. Nos vários discursos da posse na Kantuta, ouvia-se lamento e sentimento de revolta.

Representando o governo boliviano, Valdívia se pronunciou sobre o assunto. “Há um ditado que diz: ‘não há mal que dure 100 anos’. O nosso já passou disso. Porém, assim como a questão do canal do Panamá que também ultrapassou um século, tenho o otimismo de que recuperaremos o nosso mar”, disse.

O cônsul declarou para o Bolívia Cultural que o governo da Bolívia tentará reaver sua saída para o mar. “Estamos fazendo diversos esforços diplomáticos, mas se tivermos que usar a força jurídica, nós o faremos. É um direito nosso”. No entanto, ele afirmou que uma disputa armada não está entre as opções exploradas pelo governo boliviano. “Não temos condições de brigar com guerra porque há um desequilíbrio entre as forças armadas da Bolívia e do Chile”, disse.

Tomaram posse da nova diretoria da Associação Padre Bento,
 Paulo Araújo (presidente), 
Rafael Aguilar (vice-presidente), 
Luis Chilman (contabilidade), 
Fred Constanza (eventos) e 
Rene Quisberg, Francisca Yujra e Valentim Flores (núcleo cultural).

A Associação Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia e as bandas Unión Tropical e Yungas Akully New Fusion animaram a festa que contou com um público estimado em três mil pessoas. As empresas Aerosur e a Hola Andina apoiaram o evento.


Fonte: 
Bolívia Cultural
INFINITAFM

No hay comentarios