Breaking News

Trafico de adolescentes en Perú es de 50,2 %


Adolescentes entre 14 e 17 anos são 50,2% das vítimas de tráfico de pessoas

Camila Queiroz *









Adital -
Das 886 vítimas de tráfico de pessoas no Peru, desde 2004 até hoje, 445 são adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, o que equivale a 50,2%. O sexo feminino é o principal alvo do tráfico, com índice de 90% das vítimas.


Os dados foram divulgados ontem (29) pelo Ministério do Interior, com informações do Sistema de Registro e Estatística do Crime de Tráfico de Pessoas e Afins da Polícia Nacional do Peru (RETA-PNP). O sistema compilou 364 casos, por meio de denúncias dos crimes feitas às delegacias de polícia durante os últimos sete anos.

A faixa etária compreendida entre 18 e 30 anos é o segundo maior alvo do tráfico de pessoas, com 346 vítimas - 337 mulheres e nove homens. Em terceiro lugar estão as crianças menores de 13 anos. Foram 60 vítimas, dentre elas 42 meninas e oito meninos. 29 pessoas entre 31 e 45 anos também foram traficadas e, entre os maiores de 46 anos, houve seis vítimas, sendo quatro mulheres e dois homens.

De acordo com o vice-ministro da Ordem Interna do Ministério do Interior, Jorge Luis Caloggero Encina, a principal finalidade dos crimes é a exploração sexual de menores.
Para combater os delitos, o Grupo de Trabalho Multisetorial Permanente contra o Tráfico de Pessoas - composto por onze instituições do Estado, quatro organizações internacionais e três organizações não-governamentais - trabalha com prevenção, perseguição aos traficantes e atenção às vítimas. No próximo dia cinco, o Grupo lançará a Primeira Grande Cruzada Nacional contra o Tráfico de Pessoas, que vem sendo considerada a "escravidão do século XXI".

Durante o lançamento da Cruzada, será apresentado o vídeo-clipe da música "Não descuides de tua liberdade", escolhida por meio de concurso entre escolas de todo o país. A canção vencedora foi composta pelos estudantes de um instituto da região de Madre de Dios, uma das que mais sofrem com o tráfico de pessoas. A música foi gravada pelas crianças da "Orquestra Show Internacional" de Mauro Silva.

Também serão apresentadas a logo e o tema da Cruzada Nacional, além das conquistas do Grupo Multisetorial. Na ocasião, estarão presentes os titulares dos ministérios do Interior, Relações Exteriores, Mulher e Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça, Educação, Trabalho, Comércio e Turismo, além de representantes do Ministério Público, Poder Judicial, INEI, Defensoria do Povo e das instituições internacionais e organizações não-governamentais.

O Grupo Multisetorial disponibilizou ainda o telefone 0800-2-3232, com ligação gratuita, para receber denúncias de casos suspeitos de tráfico de pessoas ou para fornecer informações sobre o crime. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.
Para ver o vídeo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ySOHwLHzhcw

No hay comentarios